PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Nelson Freire, novo Doutor Honoris Causa da UFMG, enaltece a arte como 'modelo de convívio baseado no entendimento entre os humanos'


“Nestes tempos de graves inquietações que agitam a vida dos brasileiros, sinto a homenagem que me presta a Universidade Federal de Minas Gerais como uma chamada à lembrança de que a música é veículo de beleza, equilíbrio, harmonia e amor à verdade." Com essas palavras, e visivelmente emocionado, o pianista Nelson José Pinto Freire abriu seu discurso como o 22º Doutor Honoris Causa da UFMG, durante cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 15 de dezembro de 2016, no auditório da Reitoria, campus Pampulha.

Após receber o título, outorgado durante sessão solene do Conselho Universitário, Nelson Freire fez questão de destacar a função exercida pela arte na história em períodos de turbulência. “Em horas de crise, as artes e a cultura assumem um papel de modelo de convívio baseado no entendimento e respeito entre os humanos”, afirmou.

Mineiro de Boa Esperança, no Sul do estado, Freire lembrou, em seu discurso, que logo cedo deixou sua cidade natal e, ao longo de sua carreira, percorreu todos os cantos do mundo, “sempre a serviço da música”. “Durante esses longos anos, nenhuma paisagem me impressionou mais do que aquela que conheci durante a minha infância. Permaneço mineiro de alma e sensibilidade. Por isso, a honraria que ora me conferem meus conterrâneos me comove de modo profundo”, concluiu.

Fonte (imagem e texto): UFMG
Acesse a notícia completa

Nenhum comentário: