PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Conferência coloca em discussão o Plano Nacional de Educação



http://conae2014.mec.gov.br/index.php

De 19 a 23 de novembro, 3,5 mil delegados eleitos em todo o país estarão em Brasília para a 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae). Realizada a cada quatro anos, a conferência de 2014 coloca em debate o Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. Além dos delegados, 500 observadores vão acompanhar as discussões.

Nos cinco dias da Conae, os delegados, que representam todas as etapas da educação pública e privada, gestores, trabalhadores, pais e estudantes, setores sociais e as três instâncias do poder executivo, vão participar de colóquios, debater e deliberar. Para organizar a discussão, o Fórum Nacional de Educação (FNE), instância que planeja e organiza a conferência, dividiu o tema central em sete eixos. Todos os temas convergem para o compromisso nacional de execução das metas do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024).

O eixo número três, por exemplo, coloca em discussão na Conae o tema Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável – cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. Já o eixo quatro traz para o debate a Qualidade da Educação – democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem.
(...)
Ionice Lorenzoni
Fonte: MEC

sábado, 25 de outubro de 2014

Museu Clube da Esquina



Eu sonhei que estava num museu do Clube da Esquina, de arquitetura simples, mas genial, desenhada pelo Veveco. Tinha um espaço que era réplica da boate Berimbau, onde certa noite de 1964, eu e Bituca, ele com 21 anos, eu com 18, juramos ser amigos para sempre e servir às causas certas com nossa música e nossa arte. Esta boate, réplica do Berimbau, era o charme do Museu.
(...)
Em resumo, sonhei com um Museu vivo e pulsante, digno de nossos melhores arroubos juvenis. Um espaço consagrado a preservar um tempo e uma experiência, onde todos podíamos hastear de novo a bandeira da amizade e da convivência criativa. Foi um sonho tão lindo que agora quero me dedicar à sua realização, por saber que um espaço assim, tão generoso e translúcido, concebido sem fins de lucro ou glória pessoal, vai fazer um bem enorme a muita gente – como matéria de instrução, motivação e memória. E tem a contrapartida social: por meio do Museu, promovemos o repasse de nossa experiência para as comunidades mineiras e brasileiras onde haja crianças e jovens que queiram seguir os trilhos da música popular, promovemos intensamente a nossa cultura, assumimos o compromisso de conservar e defender esse patrimônio histórico e artístico, que vem a ser a música popular produzida em Minas Gerais, a partir das primeiras manifestações do Clube da Esquina até os dias de hoje.

Texto de Márcio Borges
Leia o texto completo  e conheça o Museu Clube da Esquina

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Luis Antônio Marcuschi receberá o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação


A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada no dia 18 de novembro no Salão Nobre da  Câmara dos Deputados às 17h. Os trabalhos desenvolvidos pelos indicados demonstram um reconhecimento pelos trabalhos prestados na educação brasileira, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os deputados avaliaram critérios como: originalidade, abrangência, caráter exemplar e inovação. O Prêmio foi criado pela Resolução da Câmara dos Deputados nº 30, de 1998, e regulamentado pelo Ato da Mesa 31, de 2000, com o objetivo de reconhecer trabalhos ou ações que sejam merecedoras de destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

Luis Antônio Marcuschi, doutor em filosofia da linguagem pela Universitat Elangen-Nurnberg e pós-doutor em questões de oralidade e escrita pela Universitat Freiburg. Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco desde 1976, passou a ser professor titular em linguística desta universidade em 1992. Tem várias publicações, muitas delas explorando temas pioneiros na área da linguística.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Projetos de institutos federais sobre pesquisa aplicada são expostos em Brasília



Com o tema Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, tem início nesta segunda-feira, 13, a 11ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A programação, aberta à visitação pública, se estenderá até o domingo, 19. O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), é um dos parceiros do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na realização da SNCT.
http://semanact.mcti.gov.br/pt/web/snct2014 O tema do evento tem como proposta popularizar e incentivar a produção científica e a inovação, com ênfase no desenvolvimento de soluções para o campo social. Nesta edição, serão expostos 36 projetos de pesquisa aplicada desenvolvidos por 20 unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, em um estande de aproximadamente mil metros quadrados. Durante os sete dias de evento, passarão pelo estande 26 professores e 45 alunos, todos pesquisadores.

Para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, foram cadastradas 30.922 atividades de 470 instituições, oriundas de 439 cidades brasileiras. A divulgação dos trabalhos de produção tecnológica e inovação desenvolvida por unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem o apoio do Instituto Federal de Brasília (IFB).

Fonte: MEC