PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

terça-feira, 22 de abril de 2014

Memórias de guerra em cartas e fotografias são tema de palestra na Faculdade de Letras da UFMG



Correspondências trocadas entre o escritor português António Lobo Antunes e sua esposa Maria José durante o período em que ele esteve na guerra colonial em Angola dão elementos para a palestra que a pesquisadora Glaura Cardoso Vale fará nesta quarta-feira, 23, às 14h30, na sala 3069 da Faculdade de Letras (Fale).

A palestra Sobre cartas e fotografias: o viver 'descripto' por António Lobo Antunes à Maria José (no contexto da guerra colonial em Angola) integra as atividades do Núcleo de Estudos sobre Guerra e Literatura (Negue).

Segundo a palestrante, as cartas “evidenciam a urgência de um projeto de escrita, o trabalho contínuo de observação e filtragem da memória do leitor Lobo Antunes”. Junto às fotografias, também representam uma esperança de retorno. “É possível verificar nesse material não apenas a partilha das atrocidades, do medo e da saudade, mas, também, a ternura infiltrando a guerra”, explica Glaura Cardoso Vale, que é pós-doutoranda da área de Comunicação na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

O Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura (Negue) congrega pesquisadores que se propõem a desenvolver estudos relativos à representação literária de conflitos armados, especialmente sob o foco de suas relações com a história e a memória cultural. Mais informações pelo telefone (31) 3409-5123 e pelos emails lglvieira@hotmail.com e burnstl@hotmail.com.

Fonte: UFMG

Nenhum comentário: