PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

segunda-feira, 14 de abril de 2014

MEC cria comissão que comporá Instituto da Língua Portuguesa




Foi instituída oficialmente no dia 9 de abril, no Ministério da Educação, a Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A iniciativa é resultado de portaria conjunta dos ministérios da Educação, da Cultura e das Relações Exteriores.

A comissão passará a fazer a representação brasileira junto ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP. O instituto é responsável por definir políticas multilaterais para atender à crescente demanda pelo aprendizado da língua portuguesa no mundo.

A comissão será composta por representantes da Assessoria Internacional do MEC; da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores; da Divisão de Relações Internacionais do Ministério da Cultura e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab). Especialistas designados pelos três ministérios também participaram da solenidade de instituição da comissão.

Segundo o coordenador da comissão, Carlos Alberto Faraco, também estão sendo desenvolvidos pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP projetos que tratam do vocabulário ortográfico comum e da criação de uma plataforma de língua portuguesa para professores. Faraco ressaltou que o objetivo da comissão a longo prazo é a consolidação de uma visão estratégica do Brasil em relação à língua portuguesa.

Para Carlos Alberto Faraco, a importância da língua portuguesa está em expansão. “Há um interesse geral pelo conhecimento e aprendizado da língua portuguesa no mundo inteiro. Ao Instituto Internacional da Língua Portuguesa da CPLP cabe definir políticas multilaterais no sentido de atender à demanda”, destacou.

A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Cada país tem sua própria comissão. A comissão brasileira foi instituída pela Portaria Interministerial nº 12, de 15 de agosto de 2013.
                                                                                                                               Fonte: MEC

Nenhum comentário: