PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

domingo, 30 de junho de 2013

QUE MUNDO É ESTE?



Que mundo? Que mundo é este?
Do fundo seio d’est’alma
Eu vejo... que fria calma
Dos humanos na fereza!
Vejo o livre, feito escravo
Pelas leis da prepotência;
Vejo a riqueza em demência
Postergando a natureza.
                                           
Vejo o vício entronizado;
Vejo a virtude caída,
E de coroas cingida
A estátua fria do mal;
Vejo os traidores em chusma
Vendendo as almas impuras,
Remexendo as sepulturas
Por preço d’áureo metal.
(...)

Luiz Gama

Trabalho escravo e infantil

No ano em que se completam 70 anos da Consolidação das Leis do trabalho, vídeo publicado pelo Tribunal Superior do Trabalho.



sexta-feira, 28 de junho de 2013

PROUNI tem 436,9 mil inscritos


Encerrado o período de inscrições na quinta-feira, 27, o Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação registrou o total de 436.941 candidatos a bolsas. O número de inscrições chegou a 844.864 — cada estudante pôde fazer até duas opções de curso.

No processo seletivo deste segundo semestre, o programa oferece 90.045 bolsas — 55.693 integrais — em instituições particulares de educação superior. Puderam concorrer a bolsas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtiveram no mínimo 450 pontos de média e nota acima de zero na redação.

O processo seletivo deste segundo semestre prevê duas chamadas. O resultado da primeira será divulgado no domingo, 30, pela internet. De 1º a 8 de julho, o estudante selecionado deve comparecer à respectiva instituição de ensino para comprovação das informações prestadas no momento da inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da instituição.

O resultado da segunda chamada está previsto para 16 de julho. O estudante terá de 16 a 22 do mesmo mês para comprovar as informações e providenciar a matrícula.

Caso fique fora das duas chamadas e pretenda integrar a lista de espera, o candidato terá de fazer a adesão, também on-line, de 26 a 29 de julho. A lista estará disponível no Sistema Informatizado do ProUni (Sisprouni) para consulta pelas instituições de ensino em 1º de agosto. No dia seguinte, será feita a primeira convocação. O candidato selecionado terá até o dia 7 do mesmo mês para a comprovação dos documentos e matrícula. Em 12 de agosto, será feita a segunda convocação. O prazo para aferição dos documentos e matrícula vai até o dia 15.
(...)
Fonte: MEC

segunda-feira, 24 de junho de 2013

TENHO ESPERANÇA QUE...



Publicado no periódico A.B.C., em  8/6/1918

Certas manhãs, quando desço de bonde para o centro da cidade, naquelas manhãs em que, no dizer do poeta, um arcanjo se levanta de dentro de nós; quando desço do subúrbio em que resido há quinze anos, vou vendo, pelo longo caminho de mais de dez quilômetros, as escolas públicas povoadas.

Em algumas, ainda surpreendo as crianças entrando e se espalhando pelos jardins à espera do começo das aulas; em outras, porém, elas já estão abancadas e debruçadas sobre aqueles livros que meus olhos não mais folhearão, nem mesmo para seguir as lições de meus filhos. Brás Cubas não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria; eu, porém, a transmitiria de bom grado.

Vendo todo o dia, ou quase, esse espetáculo curioso e sugestivo da vida da cidade, sempre me hei de lembrar da quantidade das meninas que, anualmente, disputam a entrada na Escola Normal desta cidade; e eu, que estou sempre disposto a troçar as pretensões feministas, fico interessado em achar no meu espírito uma solução que satisfizesse o afã do milheiro dessas candidatas a tal matrícula, procurando com isso aprender para ensinar, o quê? O curso primário, as primeiras letras a meninas e meninos pobres, no que vão gastar a sua mocidade, a sua saúde e fanar a sua beleza. Dolorosa coisa para uma moça...

A obscuridade da missão e a abnegação que ela exige cercam essas moças de um halo de heroísmo, de grandeza, de virtudes que me faz, naquelas manhãs em que sinto o arcanjo dentro da minha alma, cobrir todas elas da mais viva e extremada simpatia. Eu me lembro também da minha primeira década de vida, de meu primeiro colégio público municipal, na Rua do Resende, das suas duas salas de aula, daquelas grandes e pesadas carteiras do tempo e, sobretudo, da minha professora – Dona Teresa Pimentel do Amaral – de quem, talvez se a desgraça, um dia, enfraquecer-me a memória, não me esqueça de todo.
(...)
Lima Barreto

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para Projeto de Extensão Formação de Professores de Português como Segunda Língua para Alunos Surdos.



terça-feira, 18 de junho de 2013

DILEMA



                                                          Ao cons. Luís Alvares dos Santos

Vai-se acentuando,
Senhores da justiça – heróis da humanidade,
O verbo tricolor da confraternidade...
E quando, em breve, quando

Raiar o grande dia
Dos largos arrebóis – batendo o preconceito...
O dia da razão, da luz e do direito
– solene trilogia –

Quando a escravatura
Surgir da negra treva – em ondas singulares
De luz serena e pura;

Quando um poder novo
Nas almas derramar os místicos luares,
Então seremos povo!

Cruz e Sousa

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Rádio UFMG Educativa veicula, na segunda, dia 17, entrevista com a escritora Paulina Chiziane



Conferência da escritora Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a escrever um romance, encerrou na noite de ontem as atividades da II Jornada de Estudos Africanos.

Ex-militante da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), organização que se insurgiu contra o domínio português em território moçambicano, Paulina começou sua trajetória literária nos anos 1980 com a publicação de contos em órgãos de imprensa de seu país. Em 1990, lançou seu primeiro livro, Balada de amor ao vento.

Paulina concedeu entrevista ao jornalista Kiko Ferreira, diretor executivo de Rádio e TV do Centro de Comunicação da UFMG. Ela vai ao ar nesta segunda-feira, dia 17, às 9h15, no programa Universo Literário da Rádio UFMG Educativa.