PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

domingo, 24 de novembro de 2013

Os negros no trabalho

http://www.slideshare.net/LinTrab/boletim-especial-divulgado-pelo-dieese-os-negros-no-trabalho


A desigualdade no acesso a uma ocupação e a disparidade nas condições de trabalho creditadas às diferenças de cor têm ocupado papel de destaque nas agendas de pesquisas e estudos de diversas instituições. A centralidade dada a esta relação é compreensível.

Para a maioria da população, o mercado de trabalho constitui meio primordial de acesso à renda. Em troca do exercício profissional disponibilizado a um empregador ou através da produção de bens ou serviços do trabalho independente, um amplo contingente de pessoas busca suprir as necessidades materiais da existência, própria e de suas famílias. Essencial na compreensão das estruturas produtivas e de distribuição, esta noção-núcleo pode e deve ser substantivamente alargada para o entendimento das sociedades contemporâneas. O mercado de trabalho também abriga outras dimensões sociológicas e culturais que influenciam a inserção de indivíduos na estrutura das comunidades, associadas ao prestígio social decorrente das diferentes ocupações e da efetiva possibilidade de participação organizada na sociedade sob a forma de grupos de interesses ou classes sociais.

É neste sentido que a dinâmica do mercado de trabalho expressa os padrões vigentes das relações raciais que se apresentam na sociedade brasileira. Ou seja, a questão racial interfere para designar lugares para trabalhadores negros na estrutura produtiva, passíveis de serem traduzidos por situações de discriminação não determinadas pelos critérios objetivos da produção, que acarretam desvantagens aos afro-brasileiros.

Para analisar a persistência desvantajosa vivenciada pelos negros nos mercados de trabalho mais dinâmicos do país, este Boletim Especial (divulgado pelo DIEESE) retrata o desequilíbrio existente na valoração do trabalho entre os grupos de cor da força de trabalho ocupada no biênio 2011-2012.

(...)
O texto acima foi extraído do Boletim Especial divulgado pelo DIEESE
 

Nenhum comentário: