PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Em seis estados, rede pública tem número maior de matrículas



Em seis unidades da Federação, o número de estudantes matriculados em instituições públicas de educação superior é maior em relação às particulares. A constatação é do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Há predomínio dessa característica nas regiões Norte e Nordeste. A Paraíba é o estado com a menor proporção — um aluno matriculado na rede pública para cada 0,66 na particular. Tocantins (um para 0,79), Roraima (0,82), Pará (0,88) e Acre (0,92) também se destacam. No Sul, Santa Catarina registra proporção de 0,77.

Em outras 11 unidades, a proporção de matrículas na rede particular em relação às instituições públicas é menor que dois. São Paulo é o estado com a maior proporção de matrículas na rede particular. São 5,37 alunos para cada estudante em instituições públicas.

"O Ministério da Educação priorizou a desconcentração de instituições federais de ensino superior entre os estados e em cada estado. As federais continuarão expandindo no Brasil todo, mas prioritariamente desconcentrando", afirma o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

A cobertura das matrículas na rede pública federal cresceu 95,9% no país entre 2001 e 2012 — de 502.960 para 985.202 estudantes. O crescimento foi positivo em todas as regiões, com maior variação no sudeste: 107,2%.

Nos estados do Nordeste, o total de matrículas na rede federal teve a segunda maior variação desde 2001: 103,1%. No Sul, a variação foi de 91,8%; no Norte, 86,2%; no Centro-Oeste, 67,4%.

Fonte: Inep

Nenhum comentário: