PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Rede no interior mineiro atende 100% das escolas e estudantes



O município de Governador Valadares, Minas Gerais, oferece, desde 2010, educação integral nas 48 escolas urbanas e rurais da rede pública, a 100% dos estudantes. Os estudantes do ensino fundamental permanecem na escola durante oito horas e os da educação infantil, entre oito e dez horas.

A secretária municipal de educação adjunta, Maria Celeste, explica que a implantação da educação integral foi antecedida de estudos dos contextos social e econômico. Depois, foram elaborados projetos e definidas ações e metas a serem alcançadas a cada mês. A formação dos professores e o projeto pedagógico são pontos que sustentam a proposta em execução.

Cadernos temáticos entregues aos educadores orientam a prática pedagógica nas escolas, que também é acompanhada pela equipe da Secretaria de Educação. Os cadernos tratam desde a fundamentação da escola em tempo integral aos conteúdos, fases do desenvolvimento humano, currículo e jornada dos educadores.

No quarto ano de execução da educação integral, Governador Valadares ainda tem desafios para atender os 21,8 mil estudantes, dos quais 19,8 mil estão em escolas urbanas e 2.040 em unidades rurais. De acordo com Maria Celeste, o município construiu e alugou espaços, mas a infraestrutura ainda não está totalmente adequada. “A rede tem 48 escolas, mas poucas têm a estrutura desejada para a educação em tempo integral”, diz.
(...)
Fonte: MEC
                                                                                                                           Leia a notícia completa

Nenhum comentário: