PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Clique na imagem para acompanhar a situação de estados e municípios em relação à meta nacional

domingo, 28 de julho de 2013

Linguagem musical: Bach visto por um historiador



J. S. Bach
Por Ivan Alves Filho

A pequena cidade de Eisenach teve um papel singular no desenvolvimento da civilização ocidental moderna. Nas suas cercanias, mais exatamente no Castelo de Wartburg, Martin Lutero traduziu a Bíblia Sagrada para a língua alemã, tornando praticamente irreversível a Reforma protestante. E os partidários de Marx e Engels fundaram ali, em 1869, o Partido Social Democrata da Alemanha. Mais: na acanhada cidadezinha cercada de encantadoras florestas, nasceu Johann Sebastian Bach, para muitos o maior nome da música em todos os tempos. Ninguém ou nada vem ao mundo em Eisenach impunemente, pelo visto.

Bach, um fervoroso protestante, justamente, era originário de uma família de músicos. Religião e Arte faziam parte do seu corpo, como sangue e ossos. Seu trisavô, Veit Bach, teria sido obrigado a deixar a Hungria por professar a fé luterana. Daí a família ter se estabelecido na Silésia, na parte oriental da Alemanha. Seu bisavô já era músico profissional e Bach aprenderia violino com o próprio pai. Órfão muito cedo, prosseguiria seus estudos com o irmão mais velho. Com apenas 14 anos de idade, em 1699, já era contratado como violinista e organista pela corte de Weimar, que começava a se projetar como uma espécie de Atenas da Alemanha - homens como Goethe e Schiller e, mais tarde, Nietzsche fincariam os pés por lá.

Sebastian Bach teria composto na passagem do século XVII para o seguinte as suas primeiras cantatas. E, sobretudo, o músico já impressionava pelo seu virtuosismo. A darmos crédito a um depoimento, ao tocar órgão, Bach "corria sobre os pedais como se seus pés tivessem asas, fazendo o instrumento ressoar de tal maneira que quase se diria ouvir uma tempestade".

Sua saída de Weimar fora um tanto quanto tumultuada. O Duque de Weimar chegou a mandar prendê-lo, porque Bach insistia em deixar a cidade em busca de melhores condições de trabalho. Obstinado, o músico não cedeu às pressões do Duque e ainda concebeu, na prisão, o Pequeno livro de órgão. Conforme escreveu seu biógrafo Karl Geiringer, "o desafio determinado de Sebastian Bach aos desejos de seu patrono constitui um importante marco, embora ainda isolado, na luta dos artistas pela liberdade social". Resultado: o músico foi solto. Que jeito?

De Weimar - onde permanecera por nove anos, mas não lograra tornar-se mestre-de-capela - o jovem músico ganha Cötten, a convite do príncipe Leopoldo. Bach passa a se dedicar, então, à música instrumental, deixando praticamente de lado a música sacra. É a fase das Suítes francesas para cravo e dos magníficos Concertos de Brandenburgo. O espaço profissional dos músicos se alternava então entre a igreja e a nobreza. Para a sorte de Bach, o príncipe "não só amava como conhecia música", executando vários instrumentos de corda, além de possuir uma bela voz de barítono.

Após muito perambular pela Alemanha, Bach vai para Leipzig, onde residiria por quase três décadas. Mas nem sempre encontrou ali boas condições para atuar. A organização musical de Leipzig dependia do chamado Conselho da Cidade, que chegou a emitir um parecer, em 1730, no qual se podia ler que Sebastian Bach "mostrava pouca inclinação para trabalhar".

Toda vez que ouço algo de Johann Sebastian Bach - para além do prazer incontido que isto provoca em mim -, firmo a convicção de que sua música - de tão tensa, retorcida, obcecada até - não cabe completamente nos limites das notas musicais. Na verdade, Bach nos remete a um som que extrapola ou atropela tudo que conhecemos em matéria de escala ou métrica. Talvez resida aí a principal característica do estilo barroco - o estilo por excelência de Sebastian Bach -, o qual ocupa todos os espaços possíveis da superfície musical. Seja como for, acontece com a arte de Bach aquilo que também ocorre com certas representações pictóricas - que, de tão plenas, deixam a sensação de que dispensam a camisa de força das molduras e telas, propondo um espaço cênico infinito. Podemos dar a isso o nome de liberdade artística - ou criação sem limites.
(...)
Fonte: Algo a Dizer
                                                                                                                             Leia o texto completo

Nenhum comentário: